-
[Regra 0] 🟣
🟣 É proibido qualquer tipo de xingamento direto ou qualquer tipo de preconceito.
🔴 É proibido o uso de nomes inapropriados.
🟡 É proibido compartilhar sua localização ou a de outros jogadores no Chat Global.
-
[Regra 1] 🟡
🚨🚫 É proibido utilizar hacks.
🔴🚫 Não abuse de bugs ou falhas do jogo para se beneficiar.
🟣🚫 Deslogar do jogo enquanto estiver sangrando ou em combate ativo para evitar a morte é terminantemente proibido!
🔴🚫 Deslogar do jogo para curar a perna durante combate ativo é terminantemente proibido!
🔴🚫 Negar carcaça para outro jogador de forma intencional também é proibido!
Exemplos de abuso de bugs:
🔴 Explorar falhas para crescer mais rápido (dentro do jogo ou 🚨 painel);
🔴 Se esconder dentro de pedras ou terrenos inacessíveis;
🔴 "Surfar" na água;
🚨 Levantar mordendo;
🚨 Bugar Stamina;
🚨 Cancelar animações de mordida;
🔴 Esconder a animação do ambush (bote);
🔴 Usar quaisquer tipos de animações ao seu favor;
🔴 Usar 6 blocos para frente.
-
[Regra 2] 🔵
🔵 Não aceite convites de ninho durante caçadas ou combates.
🔴 Não use convites de ninho para obter localizações e atacar posteriormente.
🔵 É proibido enviar convites de ninho aleatoriamente.
-
[Regra 3] 🟣
🚨 É proibido matar por vingança ou pedir que outro jogador faça sua vingança. Após morrer para um jogador, você não pode voltar ao local da sua morte para caçá-lo e/ou contestar sua própria carcaça com outro dinossauro.
🚨 Não compre dinossauros na loja para se vingar. A morte por vingança será desconsiderada após 30 minutos.
🟣 Proibido pegar a localização de um jogador usando seu slot atual para depois trocar para outro slot e caçá-lo. O cooldown para desconsideração dessa ação é de 30 minutos.
🟣 Proibido encontrar um jogador com seu dinossauro atual e, em seguida, comprar outro dinossauro para caçá-lo. O cooldown para desconsideração dessa ação é de 30 minutos.
-
[Regra 4] 🔴
🟣 É proibido qualquer tipo de xingamento direto ou qualquer tipo de preconceito.
🔴 É proibido o uso de nomes inapropriados.
🟡 É proibido compartilhar sua localização ou a de outros jogadores no Chat Global.
[Regra 1]
🚨🚫 É proibido utilizar hacks.
🔴🚫 Não abuse de bugs ou falhas do jogo para se beneficiar.
🟣🚫 Deslogar do jogo enquanto estiver sangrando ou em combate ativo para evitar a morte é terminantemente proibido!
🔴🚫 Deslogar do jogo para curar a perna durante combate ativo é terminantemente proibido!
🔴🚫 Negar carcaça para outro jogador de forma intencional também é proibido!
Exemplos de abuso de bugs:
🔴 Explorar falhas para crescer mais rápido (dentro do jogo ou 🚨 painel);
🔴 Se esconder dentro de pedras ou terrenos inacessíveis;
🔴 "Surfar" na água;
🚨 Levantar mordendo;
🚨 Bugar Stamina;
🚨 Cancelar animações de mordida;
🔴 Esconder a animação do ambush (bote);
🔴 Usar quaisquer tipos de animações ao seu favor;
🔴 Usar 6 blocos para frente.
[ATENÇÃO] Para comprovar a ocorrência de alguns dos bugs mencionados acima, será obrigatório apresentar uma gravação de tela.
[Regra 2]
🔵 Não aceite convites de ninho durante caçadas ou combates.
🔴 Não use convites de ninho para obter localizações e atacar posteriormente.
🔵 É proibido enviar convites de ninho aleatoriamente.
[Regra 3]
🚨 É proibido matar por vingança ou pedir que outro jogador faça sua vingança. Após morrer para um jogador, você não pode voltar ao local da sua morte para caçá-lo e/ou contestar sua própria carcaça com outro dinossauro.
🚨 Não compre dinossauros na loja para se vingar. A morte por vingança será desconsiderada após 30 minutos.
🟣 Proibido pegar a localização de um jogador usando seu slot atual para depois trocar para outro slot e caçá-lo. O cooldown para desconsideração dessa ação é de 30 minutos.
🟣 Proibido encontrar um jogador com seu dinossauro atual e, em seguida, comprar outro dinossauro para caçá-lo. O cooldown para desconsideração dessa ação é de 30 minutos.
[Regra 4] 🔴 Não é permitido atacar membros do seu próprio grupo. Caso deseje expulsar alguém, é necessário ameaçar (som 3) e informar no chat do grupo que o jogador está sendo expulso. Após a expulsão, o grupo não poderá perseguir nem atacar o membro expulso pelos próximos 10 minutos.
🟡 Cada grupo deve respeitar o limite de grupos permitido para cada espécie.
🟣 Alianças entre herbívoros e carnívoros são proibidas.
🟣 Carnívoros não podem cooperar com outras espécies, mesmo que sejam carnívoras.
🟣 Durante combates entre grupos, é permitido recrutar novos membros, desde que esses jogadores não tenham saído de outro grupo apenas para entrar no combate atual.
🟣 Dinossauros mortos continuam contando para o limite do grupo durante o combate e não podem retornar até que o confronto termine.
🔴 Carniceiros (Austroraptor, Velociraptor e Herrerasaurus) podem formar grupos com dinossauros TIER 5/APEX (Giga, Rex, Spino, Tarbo e Torvo), porém não podem contestar corpos ou ossadas pertencentes a outros dinossauros.
🟡 É permitido no máximo 3 carniceiros no grupo de um TIER 5/APEX.
🟡 Carniceiros podem formar grupos apenas entre si, sem a presença de TIER 5/APEX.
🔴 Carniceiros podem auxiliar TIER 5/APEX apenas durante combates. No entanto, se os TIER 5/APEX desistirem da luta, os carniceiros também deverão encerrar imediatamente o combate.
[ATENÇÃO]
🔴 Carniceiros não podem inicar combates para os TIER 5/APEX
⚠️ A morte de carniceiros durante o combate não caracteriza a finalização da luta.
-
[Regra 5] 🟡
✅ É permitido interferir em perseguições ou tentativas de fuga (caçadas).
🟣 É proibido interferir em combates já em andamento.
🟣 É proibido iniciar um combate com um dinossauro (sozinho ou em grupo) e, no meio da luta, envolver outros dinossauros que não faziam parte do confronto.
Exemplo: Um Dilo inicia um combate contra um grupo de Gigas e, de repente, começa a atacar um Rex que apenas passava pelo local.
❔ O que é considerado uma caçada: situação em que ainda não houve contato físico entre os dinossauros, ocorrendo apenas perseguição.
❔ O que é considerado um combate: situação em que já houve contato físico entre os dinossauros.
💧 Regras adicionais sobre combate na água:
Estas regras se aplicam somente a locais onde a travessia ou permanência realmente atrapalha ou impede o combate de forma significativa (exemplo: áreas onde o dinossauro pode nadar para evitar ataques, fugir sem chance de perseguição ou ficar inacessível a outros jogadores).
🔴 Durante um combate, cada dinossauro só pode atravessar a água nadando uma única vez (e pode ser atacado e morto durante a travessia). Depois disso, não poderá mais entrar na água para tentar fugir ou evitar combate.
🔴 Não é permitido atravessar a água repetidas vezes, nem permanecer nadando para evitar ser caçado.
🔴 Dinossauros que não são pescadores não podem permanecer dentro da água para fugir ou se proteger, seja em combate ou fora dele, mesmo em áreas rasas.
🟡 Deslogar dentro da água é proibido. Não corra para a água para deslogar e evitar ser caçado.
✅ Exceção: apenas dinossauros semi-aquáticos podem deslogar dentro da água.
🔴 Se estiver quase morrendo, não tente atravessar a água para escapar. Caso morra dentro dela, será considerado como negação de carcaça.
✅ Durante perseguições, ataques dentro da água são permitidos.
✅ Pescadores/semi-aquáticos "Austroraptor, Baryonyx, Irritator e Suchomimus" podem levar o combate para a água e utilizá-la como vantagem durante suas lutas.
💡 Regra para pescadores/semi-aquáticos (Austroraptor, Baryonyx, Irritator e Suchomimus):
🟣 Somente os semi-aquáticos que já estavam dentro da água (em safe) poderão interferir em combates quando um dinossauro entrar na água durante a luta.
🟣 O semi-aquático poderá sair até 10 passos longe da água para realizar o ataque, mas depois deve retornar para a água.
🟣 Essa regra não é válida para dinossauros que estavam fora da água e entram apenas para abusar da mecânica.
🟣 O semi-aquático só poderá atacar o(s) dinossauro(s) que entrou(aram) na água. Se atacar qualquer outro que não tenha entrado, o jogador sofrerá penalidades severas.
🔴 Caso o semi-aquático interfira na luta e mate o dinossauro que entrou na água, a carcaça será de posse do semi-aquático, mas ele poderá ser contestado normalmente.
A morte do semi-aquático não interfere no combate em andamento, ou seja, ele pode ser morto sem que isso afete as condições da luta. O jogador deve assumir os riscos e consequências de intervir.
[ATENÇÃO]
Águas pequenas, poças rasas ou locais onde não exista vantagem real de combate não se enquadram nessas regras. As restrições valem somente para águas onde entrar ou nadar realmente influencia o resultado do combate.
-
[Regra 6] 🔴
[Regra 6] 🔴 O primeiro confronto (1° engagement) entre herbívoros e carnívoros se inicia quando um carnívoro provoca o herbívoro, seja atacando diretamente, mordendo o ar perto da manada, rodeando a manada, assumindo posição de bote, bebendo água próximo aos herbívoros ou se aproximando demais. A luta pode continuar até que um dos carnívoros desista (som 4 ou deitar) ou até que um corpo seja gerado.
🔴 Durante esse confronto, a desistência dos carnívoros é individual (som 4 ou deitar). Quando um jogador desiste, ele não poderá retornar ao combate até que o confronto (1° engagement) termine.
🔴 Caso a carcaça acabe caindo muito próximo dos ninhos, a preferência é a da carcaça gerada no engagement. Os herbívoros devem se afastar do carnívoro com a carcaça e esperar que o mesmo acabe com a carcaça ou seja contestada.
🟣 [ATENÇÃO] Os carnívoros NÃO podem utilizar os ninhos dos herbívoros para rushar a carcaça e também NÃO podem destruir o ninho dos herbívoros enquanto estiverem com carcaça. Caso o carnívoro comece a destruir os ninhos, os herbívoros podem expulsar o carnívoro da área dos ninhos.
✅ Os filhotes dos herbívoros podem se aproximar da carcaça para se alimentar dos ninhos.
[ATENÇÃO CARNÍVORO] Ao desistir, você ficará vulnerável. Se outro jogador aparecer e te atacar, você poderá ser morto.
🔴 Herbívoros não podem passar repetidamente perto dos carnívoros para forçar um combate. Também é proibido proteger corpos gerados no 1° engagement, impedindo que os carnívoros se alimentem.
Caso o mesmo grupo de carnívoros inicie o engage novamente, o 2° engagement será ativado, permitindo que os herbívoros persigam os carnívoros até eliminá-los, sem restrição à queda de um corpo ou som 4 (desistência) por parte dos carnívoros.
🔴 O herbívoro só poderá desistir do segundo engage caso exista pelo menos um corpo gerado pelo combate. Caso o herbívoro queira desistir, deverá apertar o som 4 (desistência) ou deitar para a finalização do segundo engage. O som 4 (desistência) ou deitar é individual para cada herbívoro, e o mesmo não poderá voltar ao engage até que ele se finalize. Caso todos os herbívoros da manada desistam, os carnívoros serão obrigados a ficar com todos os corpos resultantes do engage. O segundo engage também poderá ser encerrado imediatamente caso haja desistência mútua clara, o que ocorre quando todos os herbívoros e todos os carnívoros envolvidos param o combate e demonstram desistência, seja deitando ou se afastando sem retomar o combate. Uma vez que a desistência mútua seja reconhecida, o segundo engage é considerado encerrado de forma definitiva.
[ATENÇÃO HERBÍVORO] Ao desistir, você ficará vulnerável. Se outro jogador aparecer e te atacar, você poderá ser morto.
-
[Regra 7] 🟡
🟡 Herbívoros em manada podem decidir se aceitam ou não outro dinossauro. Para expulsá-lo, devem ameaçá-lo (som 3) e esperar 30 segundos para que ele desista (som 4) e saia. Se o dinossauro tiver um ninho, permita que ele o destrua.
🔴 Em disputas entre manadas por comida ou território de ninho, elas devem se ameaçar 3 vezes antes de começar a luta. Quem não quiser participar deve se afastar e sinalizar desistência (som 4), ficando imune ao ataque. Quem permanecer deve lutar até que um corpo caia ou, se o grupo que perdeu um membro quiser continuar, a luta será até a morte de todos. A manada perdedora deve sair da área e não poderá se curar ou se alimentar ali.
-
[Regra 8] 🟡
Em lutas entre carnívoros (sozinho ou em grupo), o combate pode acabar quando o primeiro dinossauro morrer.
- Após a queda do primeiro corpo, cada jogador pode desistir da luta individualmente usando o som de desistência (4).
- A desistência é individual e não obriga os demais membros do grupo a parar. Quem desistir não poderá voltar ao combate e correrá o risco de ser atacado por outros jogadores. Além disso, só poderá se juntar ao grupo novamente após o combate ser finalizado.
- Quem decidir continuar no combate poderá ser eliminado sem direito a nova desistência.
- Caso o seu grupo seja derrotado, todas as carcaças geradas pertencem ao grupo vencedor, e você não poderá contestá-las novamente durante 10 minutos.
- Se um grupo se separar durante o combate, criando duas lutas em locais diferentes, é permitido ajudar seus companheiros mesmo que esteja com carcaça.
- Você e seu grupo não podem compartilhar carcaças com outros dinossauros.
- Se um jogador estiver com carcaça, ele poderá ajudar membros do seu grupo, mas após finalizar a ajuda deverá retornar, junto com o grupo, para a carcaça que lhe pertencia.
-
[Regra 9] 🔴
✅ Se você é um carnívoro, deve permanecer com todos os corpos e ossadas abertas que você ou seu grupo mata ou contesta.
• Você e seu grupo ficarão presos aos corpos e ossadas abertas até terminarem de comer, o corpo desaparecer ou ser contestado.
• Você não é obrigado a ficar com corpos e ossadas abertas abandonados, mas, se comer deles, esses se tornarão seus e do seu grupo.
• Dinossauros BOT (Ava, Taco, Oro, Velo) NÃO são considerados como carcaça contestável.
🚫 Se você tem uma carcaça, é proibido deslogar do jogo para trocar de slot.
🚫 É proibido pedir para outros jogadores contestarem (ameaçarem com SOM 3) uma carcaça ou ossada que já está sob sua posse.
✅ Você só pode deslogar com carcaça se não for voltar ao jogo pelas próximas 1 horas.
🔴 Como contestar uma carcaça de maneira correta:
- Para contestar uma carcaça, o jogador deve se aproximar da carcaça e emitir o som de ameaça (3) três vezes, de forma clara e direcionada ao jogador que é dono da carcaça.
- Após o término da terceira ameaça (som 3), o dono da carcaça terá até 15 segundos para responder com o som de desistência (4).
- Caso o dono da carcaça use o som de desistência (4), ele terá até 30 segundos para se afastar da área da carcaça sem ser atacado.
- Se o dono da carcaça não responder dentro do prazo de 15 segundos, ou optar por permanecer na área, considera-se que ele aceitou a disputa.
- Nesse caso, a disputa pela carcaça poderá ocorrer até a morte de todos os indivíduos de um dos grupos.
🔴 O indivíduo ou grupo de carnívoro NÃO poderá utilizar o ninho para rushar carcaça. Caso a fêmea decida construir um ninho, precisará chamar pelo menos UM filhote para o ninho. (sujeito a punições severas)
🔴 Se um dinossauro invasor se aproximar demais da sua carcaça, você ou seu grupo devem ameaçar (som 3) três vezes. Caso o invasor não saia, ele poderá ser perseguido e morto.
🔴 Se estiver com sede, você pode sair para tomar água e voltar. Não ataque ninguém no caminho e, se for atacado, pode se defender.
🔴 É proibido esperar a carcaça de um grupo de carnívoros acabar apenas para atacar os donos depois. Se quiser a carcaça, ameace e lute por ela.
⚠️ Exceção: Se você estava passando pelo local e a carcaça acabou, o ataque é permitido.
-
[Regra 10] 🔴
🔴 Dinossauros curandeiros não poderão curar nenhum dinossauro durante um combate ativo. É obrigatório esperar o combate se encerrar por completo para então utilizar a habilidade de cura.
- O Austro (curandeiro dos carnívoros) poderá acompanhar qualquer carnívoro que não seja APEX [TIER 5], com o limite máximo de 1 Austro por grupo.
-
[Regra 11] 🟡
🔴 A ossada de Titan (Puerta e Baro) é considerada pública e, enquanto existir, anula qualquer tipo de combate em suas proximidades. Sempre priorize se alimentar da ossada de Titan antes de caçar outros jogadores. Após o término da ossada, os jogadores terão 10 minutos para se dispersarem da região.
-
[Regra 12] 🟡
🟡 Possuem SAFE ZONE:
• Utahraptor, Austroraptor e Herrerasaurus em containers, pedras ou construções humanas. MAS podem ser mortos por outro Utahraptor, Austroraptor ou Herrerasaurus.
• Spinossauro (SOZINHO), Irritator, Suchomimus, Austroraptor e Baryonyx possuem SAFE ZONE apenas na água (na parte da água onde consigam NADAR). MAS podem ser mortos por outro Spino, Irritator, Sucho, Austroraptor ou Bary.
🚨 Observações Importantes:
🟡 Ninhos NÃO são safe zone para NENHUM filhote.
🟡 Safe para pescadores é válido APENAS na parte da água onde consigam NADAR. Não há SAFE ZONE no mar!
🟡 [ATENÇÃO] Spino (Sozinho): Após sair da SAFE, só poderá entrar em grupo depois de 10 minutos.
🟡 [ATENÇÃO] Spino (Sozinho): Após entrar em combate, só poderá retornar na safe após o término do combate.
🟡 Nas lutas entre pescadores, eles podem batalhar na água e podem até mesmo morrer na água.
🟡 Permitido apenas 1 grupo de pescadores de cada espécie por lago/lagoa, com exceção do Titan Lake.
🟡 Permitido apenas 1 grupo de saltadores de cada espécie em containers, pedras ou construções humanas.
🟡 Se você ou qualquer membro do seu grupo ameaçar, provocar ou iniciar uma briga com outro carnívoro/herbívoro, todos do grupo perderão a SAFE ZONE e poderão ser mortos.
🔴 Nenhum pescador tem autorização para matar, de forma proposital, outros dinossauros na água apenas por diversão ou esporte.
Pescadores: Spinossauro (SOZINHO), Irritator, Suchomimus, Austroraptor e Baryonyx